Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Dador

Junho 2014

Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Dador. A campanha "Ajuda-nos dando um pouco de ti" assinala esta data como propósito de angariar mais dadores de sangue.

3M reforça apelo para a dádiva de sangue através da campanha GIVE

No dia 14 de junho assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. A área de farmácia da 3M, empresa de inovação que, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação desenvolveu a campanha Nexcare™ Give reforça, neste dia, o apelo para a dádiva de sangue, nomeadamente entre a camada mais jovem da população.

A campanha iniciada no final do mês passado sob o mote "Ajuda-nos dando um pouco de ti" tem por objetivo consciencializar a população sobre a importância desta atitude solidária e aumentar o número de dadores de sangue de forma a contribuir para uma maior reposição de reservas de sangue do IPST.

"Neste dia, em que se comemora o Dia Mundial do Dador, é importante reforçar, principalmente junto da população mais jovem, que o sangue existente nos Serviços de Sangue depende do gesto valioso de todos aqueles que efetuam a sua dádiva de sangue. A escassez de dadores é uma ferida que na 3M queremos fechar há anos e, por isso, implementámos esta campanha que conta com vários pontos de recolha fixos e unidades móveis do IPST decorados com a imagem da campanha para fazer a recolha de norte a sul do país", esclarece Cláudio Lázaro, responsável pelo Consumer Health Care da 3M em Portugal e Espanha

Até ao final da campanha, todas as pessoas que efetuarem a sua dádiva de sangue num destes pontos de recolha recebem, como forma de agradecimento, um penso exclusivo e não comercializado Give da Nexcare, que simbolizam a arte de dar e que, de uma forma simbólica, permitem criar "embaixadores" deste ato.

"Todos os dias há doentes para tratar e a transfusão é a única abordagem terapêutica possível. Todos os dias há doentes para operar e sinistrados a socorrer. O uso terapêutico do sangue é cada vez mais uma necessidade que só é possível com o altruísmo e o benévolo de todos os que podem doar." - Refere Dr. Luis Negrão, responsável pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Esta campanha, que nasceu nos Estados Unidos em 2008 com a colaboração com a American Red Cross, teve inicio a 28 de Maio e decorre até ao final de julho de 2014, altura em que normalmente as dádivas de sangue tendem a baixar devido ao período de férias. Para além de pretender consciencializar as pessoas para a dádiva de sangue neste período, a campanha assinala também o dia 14 de junho, Dia Mundial do Dador de Sangue, uma homenagem ao cientista austríaco, Dr. Karl Landsteiner, prémio Nobel da Medicina em 1930, e precursor da transfusão sanguínea, ao descobrir o sistema dos grupos sanguíneos AB0.

De forma a colmatar todas as dúvidas que possam surgir sobre este ato solidário e para todas as informações referente à campanha "Ajuda-nos dando um pouco de ti", a área de Farmácia 3M criou um microsite - www.give.nexcare.pt – convidando todas as pessoas a converterem as suas dúvidas em razões para dar sangue e a partilhar e divulgar a mensagem.

Autocarro Give