Ajuda-nos dando um pouco de ti é o nome da campanha de âmbito nacional para angariar mais dadores de sangue.

Maio 2014

Ajuda-nos dando um pouco de ti é o nome da campanha de âmbito nacional que arranca no dia 28 de Maio para angariar mais dadores de sangue.

3M Lança campanha de consciencialização à dádiva de sangue

Cerca de mil e duzentas transfusões de sangue são realizadas por dia, em Portugal. Uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente e só o ser humano o pode doar, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende gesto valioso de todos aqueles que efetuam a sua dádiva de sangue.

A área de farmácia da 3M, empresa da inovação que trabalha diariamente para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, não é alheia a esta realidade. Fiel a este compromisso com a sociedade e numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, a 3M lança a campanha Nexcare™ Give com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância desta atitude solidária e aumentar o número de dadores de sangue de forma a contribuir para uma maior reposição de reservas de sangue do IPST.

"Todos os dias há doentes para tratar e a transfusão é a única abordagem terapêutica possível. Todos os dias há doentes para operar e sinistrados a socorrer. O uso terapêutico do sangue é cada vez mais uma necessidade que só é possível com o altruísmo e o benévolo de todos os que podem doar." - Refere Dr. Luis Negrão, responsável pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Esta campanha, que nasceu nos Estados Unidos em 2008 com a colaboração com a American Red Cross, decorre de maio a julho de 2014 com o lema Ajuda-nos dando um pouco de ti e vai contar com vários pontos de recolha fixos e sete unidades móveis do IPST (decorados com a imagem da campanha) para fazer a recolha de norte a sul do país. Todas as pessoas que fizerem a sua dádiva de sangue num destes pontos de recolha recebem, como forma de agradecimento, um penso exclusivo e não comercializado Give da Nexcare. "Com cinco padrões de arte diferentes, estes pensos simbolizam a arte de dar e a 3M vai assim carimbar desta forma simbólica todos aqueles contribuem para a reposição de reservas de sangue do IPST" salienta Cláudio Lázaro, responsável pelo Consumer Health Care da 3M em Portugal e Espanha.

Esta campanha pretende assinalar também o dia 14 de junho, Dia Mundial do Dador de Sangue, uma homenagem ao cientista austríaco, Dr. Karl Landsteiner, prémio Nobel da Medicina em 1930, e precursor da transfusão sanguínea, ao descobrir o sistema dos grupos sanguíneos AB0.

GIVE PT