Com um investimento de mais de 6 milhões de euros!

Novembro 2013

Com um investimento de mais de 6 milhões de euros

3M inaugura em Madrid o Centro de

Inovação para Espanha e Portugal

• Nos 3.000 metros2 foi criado um espaço de trabalho colaborativo no qual a 3M desenvolve novas soluções para as necessidades dos distintos mercados onde opera.

• O Centro conta, entre outras áreas inovadoras, com 12 laboratórios de desenvolvimento de novas aplicações.

• Na sua construção foram usadas mais de 40 tecnologias 3M que asseguram a eficiência energética e o respeito pelo meio ambiente.

A 3M, a empresa da inovação, reforça o seu compromisso na Península Ibérica com a inauguração do novo Centro de Inovação em Madrid. Este novo espaço ratifica mais de meio século da empresa em Espanha e Portugal, onde atualmente conta com mais de 700 colaboradores distribuídos por três cidades espanholas (Madrid, Barcelona e Pamplona) e uma portuguesa (Lisboa).

Num contexto como o atual, a inovação e a melhoria dos processos produtivos implicam uma solução necessária. Com este projeto, a 3M quis apostar no mercado Ibérico e para tal investiu 6 milhões de euros na sua criação. Assim, o avanço tecnológico e a sustentabilidade apresentamse como motores de mudança para enfrentar a recuperação económica.

Este novoCentro de Inovação da 3M para Espanha e Portugal é uma alavanca para impulsionar ocrescimento e permitir enfrentar o futuro com otimismo.

Com instalações que abarcam 3.000m2, o edifício, criado por Julio Touza, fica junto à sede da3M Espanha em Madrid, e nele trabalham mais de 40 pessoas altamente qualificadas nas áreas da tecnologia e inovação. Com um design funcional, dividese em quatro andares que, além de contarem com 12 laboratórios e centros de testes, estão equipados com diferentes áreas e instalações criadas para a geração de novas ideias. Desta forma, às salas de demonstrações e formação, juntamse espaços versáteis para a celebração de eventos; uma zona específica denominada Back to the Future, onde se liga a história da empresa às suas últimas tecnologias inovadoras; o espaço demo onde o visitante pode experimentar as múltiplas soluções 3M; o video mapping; bem como a cidade virtual onde, graças à realidade aumentada, pode testar como a cada 20 segundos estamos em contato com um produto 3M. Tudo isto faz parte da

Experiência 3M.

Tratase de um espaço de inovação criado com a vocação de impulsionar o progresso da sociedade espanhola e portuguesa através do desenvolvimento de soluções eficientes para necessidades quotidianas.

Neste sentido, a sua missão é dar rédea solta à inovação colaborativa num ambiente onde os profissionais da 3M possam ouvir e entender as necessidades dos clientes e consumidores para procurar conjuntamente as soluções mais eficazes.

Neste sentido, o novo Centro de Inovação da 3M pretende contribuir para a melhoria da competitividade e eficiência da região. Para tal, apoiase na experiência acumulada nos seus mais de 100 anos de percurso.

Para que o processo esteja completo e alcance todos os âmbitos da Península Ibérica, o centro é apoiado por um compromisso triplo. Em primeiro lugar, irá atender as necessidades concretas dos clientes e consumidores e, através da criatividade, colocará em marcha projetos inteligentes. Por outro lado, pretende contribuir para a melhoria dos processos colocados em marcha pelo setor público e privado através de aplicações eficazes. Do mesmo modo, dado que um dos princípios da 3M é tornar mais fácil a vida diária das pessoas, facilitará soluções que vão permitir a adaptação das casas às exigências da sociedade atual.

O novo Centro de Inovação da 3M exemplifica a clara aposta da empresa na rentabilidade e sustentabilidade. Foi criado para que seja sustentável tanto para as pessoas como para o meio ambiente e na sua construção usaramse mais de 40 tecnologias da 3M que asseguram a eficiência energética e o respeito pelo medio ambiente. As janelas foram elaboradas com as lâminas de proteção solar da linha Prestige, que possibilitam a redução do aquecimento térmico devido ao efeito da radiação em 66%, e foram usados vedantes de baixa emissão de voláteis.

Desta forma, o Centro aspira conseguir o certificado LEED Oro do US Green Building Council (USGBC), que assegura um comportamento sustentável a longo prazo.

Deste modo, o novo centro de inovação tecnológica, que se junta aos mais de 120 centros e 1000 cientistas que constituem a aposta da 3M na Investigação, Desenvolvimento e Inovação em todo o mundo, pretende contribuir para a criação de um futuro próspero através do fortalecimento de um ambiente adequado.

“Estamos muito satisfeitos por poder contribuir com a inauguração do Centro de Inovação para o crescimento económico de Espanha e Portugal, mercados que para nós são determinantes.

Além de dar forma a novas ideias e gerir o conhecimento de um modo inteligente e eficaz, este espaço apresentase como um local onde a magia da 3M passa as barreiras da teoria e  materializase em soluções tangíveis através do trabalho em equipa, iniciativa pessoal e inovação”, comenta Jorge López, conselheiro delegado e diretor geral da 3M para Espanha e Portugal.

Acerca de 3M

A 3M capta a força das novas ideias e transformaas em milhares de produtos inventivos. A 3M é uma empresa de inovação com 30.000 milhões de dólares em vendas, e que emprega 84.000 colaboradores em todo o mundo e tem operações em mais de 65 países.

Para mais informação consulte o website www.3m.pt ou siga a empresa no Twitter.

Inforpress – 213 240 227

Patrícia Lourenço plourenco@inforpress.com