3M Ibéria fecha ano fiscal de 2011 com receitas de 305 milhões de euros

02 de Abril de 2012

• A empresa registou resultados operacionais globais de 4664 milhões de euros, mais 4% que em 2010
  • As vendas anuais globais atingiram os 22.325 milhões de €
  • 2011 foi um bom ano com recorde de vendas e benefícios por ação, aumentando os resultados globais em 11% em relação ao ano anterior

A 3M, empresa líder em inovação e desenvolvimento de produtos de diversas tecnologias, apresentou os seus resultados anuais de 2011, tanto a nível global como em Portugal e Espanha. O exercício foi positivo para a multinacional, com um importante aumento de 11% no número de receitas a nível global.

A empresa fechou 2011 em Portugal e Espanha com receitas no valor de 305 milhões de euros (415 milhões de $). A nível global, a empresa registou lucros de 22.325 milhões de euros (29.611 milhões de $), mais 11% que no período anterior. Os dividendos por ação no último trimestre alcançaram 1,35 dólares, mais 5,5% que no quarto trimestre de 2010.

Os resultados globais do último trimestre reforçam este crescimento com vendas de 5392 milhões de euros, (7089 milhões de $) o que significa mais 5,7% que no mesmo período do ano anterior.

Segundo Jorge López, Diretor Geral de 3M na Península Ibérica, “2011 foi um bom ano para a empresa, onde se conseguiram recordes de benefícios e vendas, a nível global, apesar da descida da procura. Também no mercado ibérico, apesar do contexto económico local, os resultados foram positivos, uma vez que seguimos a linha do ano anterior. 2012 apresenta-se como um ano em que a nossa aposta na inovação e na diferenciação vão ser essenciais, pelo que vamos manter os investimentos em ID, vendas e produção para reforçar a tendência de crescimento e a integração de todas as aquisições que foram realizadas durante o último ano nas áreas da segurança, saúde, indústria e consumo".

A nível global, a 3M confirmou as suas previsões para 2012. A empresa espera que os dividendos por ação sejam entre os 6,25 dólares e os 6,50 dólares, um crescimento orgânico de 2% para 5%.

Compromisso com a Inovação e Sustentabilidade

A aposta da empresa na inovação e na sustentabilidade continua a ser reforçada. Por isso, a 3M está empenhada tanto num desenvolvimento sustentável respeitando o ambiente, como na Responsabilidade Social e progresso económico dos locais onde opera, consciente de que “as empresas de sucesso necessitam sociedades saudáveis e vice-versa”.

As estratégias de crescimento de sustentabilidade da 3M têm como objetivo a satisfação dos clientes e o êxito comercial, respeitando valores ambientais e o bem-estar social e económico.

Talento e liderança

Durante 2011 a empresa continuou a focar-se no desenvolvimento e na captação de talento como ferramentas básicas para manter a sua posição de liderança e fomentar a competitividade. Por um lado, foram mantidas as políticas de desenvolvimento e formação interna que são uma das chaves para a escolha da empresa como “Great Place To Work” nos últimos anos tanto a nível global, como na Europa, Portugal e Espanha. Por outro lado, apesar do contexto económico atual, a 3M continua a captar o melhor talento do mercado para incluir na empresa os melhores profissionais, tendo sido feitas contratações seniores nas áreas de vendas, marketing e serviço técnico.