Ir à página principal de entrada Ir à página principal do negócio Ir à página principal do producto All 3M.com Site Map

Soluções de Segurança EPI

Produtos 3M™ EPI
Soluções de EPI
Suporte
Produtos EPI em Destaque
Recursos

Perguntas Mais Frequentes (FAQs)

Filtros de Soldadura com Escurecimento Automático 3M™ Speedglas™

Os filtros de soldadura com escurecimento automático Speedglas são tão seguros como os filtros de vidro escurecidos tradicionais?

Sim. Os filtros Speedglas fornecem sempre protecção UV/IR para os olhos, quer estejam ligados ou desligados, escuros ou claros. São potencialmente mais seguros do que os filtros tradicionais, devido ao facto de a máscara Speedglas poder estar sempre na posição para baixo, protegendo o rosto e os olhos. Além disso, as suas mãos não têm de se ocupar do ajuste do visor.

Fechar

O que acontece se a bateria falhar?

Para repetir: estará sempre protegido contra radiação UV/IR nociva. E, aconteça o que acontecer, os seus olhos estarão sempre protegidos dos clarões. Quando segura num filtro Speedglas desligado, este escurece imediatamente. Ao ligar o filtro, este "aclara" e torna-se transparente. Ao atingir um arco, o filtro escurece. (O tom de escurecimento depende do modelo de máscara Speedglas utilizado.)

Fechar

O clarão do arco é visível?

Não. O filtro muda demasiado depressa para que os olhos vejam um clarão. A transição de sem arco para arco ocorre sem clarão perceptível.

Fechar

Os filtros de soldadura Speedglas são frágeis?

Não mais do que os filtros tradicionais. Todos os filtros Speedglas têm placas de protecção interiores e exteriores substituíveis. O filtro está numa reentrância da máscara para protecção adicional.

Fechar

Porque é que os filtros e máscaras Speedglas custam mais do que os filtros e máscaras tradicionais?

A 3M utiliza electrónica de ponta e materiais super leves para oferecer a mais produtiva, confortável e segura combinação de capacete/filtro disponível. O filtro é um laminado de sete camadas, montado em condições de sala limpa, com diversas verificações de garantia de qualidade. O resultado é um filtro perfeito que lhe permite ver sempre o seu trabalho.

Fechar

Os filtros de soldadura Speedglas são compatíveis com outras máscaras que não Speedglas?

Não. O desempenho elevado e a claridade óptica dos filtros Speedglas exigem um design especial que não é compatível com outros capacetes sem ser Speedglas. Nunca deve tentar misturar produtos Speedglas com componentes não Speedglas; se o fizer, poderá invalidar a garantia do produto e poderá causar ferimentos graves.

Fechar

Fumos de Soldadura

Qual o respirador necessário ao soldar aço inoxidável?

Na soldadura de aço inoxidável MIG ou MMA, os fumos de soldadura contêm frequentemente partículas de crómio e níquel, sendo o crómio o mais tóxico. O Respirador 3M™ Adflo™ com filtro de partículas oferece uma excelente protecção nesta aplicação. A soldadura TIG normalmente não emite muitos fumos de soldadura, mas cria grandes quantidades de ozono: leia mais em "Onde se forma o ozono?" O corte e a soldadura de plasma dão origem a temperaturas elevadas, que podem emitir óxidos de azoto nocivos: Leia mais em "O que são os gases de azoto?"

Fechar

É mesmo necessária protecção respiratória ao soldar aço normal?

Embora os fumos de soldadura do aço normal não sejam dos mais perigosos, não são de todo bons para a sua saúde. Entre outras coisas, contêm partículas de óxido de ferro, que podem causar siderose (inflamação crónica dos pulmões). Ao soldar com MIG/MAG e MMA, ocorrem emissões de fumos consideráveis, o que significa que é necessário um respirador e uma boa ventilação no local de trabalho. Ao soldar aço normal, recomenda-se a utilização de um respirador 3M™ Adflo™ com filtro de partículas.

Fechar

Qual o tipo de respirador necessário ao soldar material com tratamento de superfície?

Ao soldar material com tratamento de superfície, podem ser libertados vários poluentes perigosos. Ao soldar aço galvanizado, são libertadas partículas de óxido de zinco. Estas podem causar febre de zinco, conhecida como febre de inalação de fumos. Se soldar material pintado, deverá ter especial cuidado, dado que muitas tintas podem libertar poluentes atmosféricos perigosos. Ao soldar aço galvanizado ou material pintado com primário de chumbo, recomenda-se que utilize um respirador de ar motorizado com filtro de partículas. Em combinação com um filtro de odores, reduzirá também os odores desagradáveis. Se o material for pintado com pinta de dois componentes ou isolado com poliuretano, deverá contactar sempre um Engenheiro de Segurança. Existe um risco acrescido de exposição a isocianatos, que são muito perigosos quando inalados e muito difíceis de detectar. Nestes casos, recomenda-se um dispositivo de ar comprimido como um sistema de ar assistido da 3M.

Fechar

Os gases de protecção e os eléctrodos revestidos afectam o ambiente de trabalho?

Ao soldar com MIG e TIG, os gases nobres árgon e hélio são utilizados como gases de protecção. Nem o árgon nem o hélio são considerados perigosos, mas podem deslocar o oxigénio em áreas não ventiladas, tornando a atmosfera deficiente em oxigénio. Ao soldar com MAG, o dióxido de carbono ou uma mistura de dióxido de carbono e um gás nobre é utilizado como gás de protecção. Uma vez que partes do gás de protecção podem ser convertidas em monóxido de carbono quando o gás atinge o ar, podem formar-se grandes quantidades de monóxido de carbono em redor do arco de soldadura. O monóxido de carbono não pode ser filtrado. Se a ventilação for fraca, o nível de oxigénio tem de ser verificado. Os eléctrodos revestidos são comuns ao soldar com MAG. O revestimento contém frequentemente manganésio ou silicatos. Isto significa que o óxido de manganésio e os silicatos são difundidos no ar circundante ao soldar. O Respirador 3M™ Adflo™ com filtro de partículas oferece normalmente protecção suficiente contra partículas de liga.

Fechar

Onde se forma o ozono?

Ao soldar alumínio, não só são produzidas partículas de óxido de alumínio, como se forma ozono pela acção da radiação UV do arco que decompõe o oxigénio molecular. O ozono também é produzido ao soldar aço inoxidável com TIG. Eventualmente, o ozono será convertido em oxigénio, um processo que é acelerado quando o ozono entra em contacto com superfícies sólidas que actuam como catalisador. O ozono não pode ser filtrado da atmosfera, mas será novamente convertido em oxigénio. Com concentrações baixas de ozono, a utilização do Sistema de Respirador 3M™ Adflo™ com filtro de partículas reduz a quantidade de ozono que alcança o soldador. Isto é conseguido pelo facto de o filtro de partículas (devido à sua grande área de superfície) e o tubo de respiração para o capacete de soldadura ajudarem a catalisar a conversão do ozono em oxigénio normal. Com concentrações mais altas, a inclusão de um filtro de gás no respirador Adflo acrescenta uma grande superfície adicional de grânulos de carbono na qual tem lugar uma redução adicional do ozono.

Fechar

O que são os gases de azoto?

O dióxido de azoto e o óxido nítrico são exemplos de gases de azoto que se formam ao soldar com amperagem elevada ou temperaturas elevadas. Os gases de azoto são formados por uma reacção no ar entre o azoto e o oxigénio e são muito perigosos quando inalados em concentrações elevadas. Os gases de azoto não devem ser filtrados, portanto, recomenda-se a utilização de um sistema de ar assistido da 3M.

Fechar

Protecção Auditiva

Quando devem ser utilizados tampões auditivos em vez de protectores auriculares?

Muitas pessoas consideram os tampões auditivos mais confortáveis para utilizar durante períodos prolongados. Além disso, não interferem com outros tipos de equipamento de protecção individual (EPI), como respiradores motorizados. Para algumas frequências, os tampões auditivos podem oferecer uma atenuação mais elevada do que os protectores auriculares. Para determinar o tipo de protecção auditiva mais adequado, deve ser realizada uma avaliação do ruído utilizando um medidor do nível sonoro.

Fechar

Protecção da Pele

Os Fatos de Protecção 4540 da 3M afirmam oferecer protecção contra partículas nucleares. Isso significa que podem ser utilizados em todas as aplicações relacionadas com energia nuclear?

Não. O símbolo de protecção contra contaminação radioactiva de partículas não oferece protecção contra radiação. Durante operações em zonas brancas de instalações nucleares, os fatos de protecção 4540 da 3M podem ajudar a impedir as poeiras e líquidos radioactivos de alcançar o corpo. Contudo, dado que algumas operações poderão envolver químicos altamente tóxicos ou corrosivos, poderá ser necessário vestuário de protecção com níveis de barreira mais elevados (consultar os Regulamentos Nacionais).

Fechar

É possível utilizar os fatos de protecção 4530 ou 4540 em aplicações de remoção de amianto?

Apesar de os fatos de protecção 4530 e 4540 oferecerem uma excelente barreira contra partículas muito finas (até 0,1 µ), recomenda-se a utilização de uma peça de vestuário com costuras vedadas (Tipo 4, ou seja, 4560) para a remoção, dado que oferece maior protecção contra fibras de amianto (consultar os Regulamentos Nacionais sobre Trabalho/Protecção contra Amianto).

Fechar

Como eliminar as peças de vestuário?

As peças de vestuário não utilizadas podem ser incineradas como resíduos domésticos. Contudo, as peças de vestuário contaminadas têm de ser tratadas como resíduos contaminados e eliminadas de acordo com a legislação nacional.

Fechar

O que significa índice de penetração? O valor de 0% para um químico específico significa que nada consegue penetrar?

Não. O teste de acordo com a norma EN 368 mede a penetração de líquido através de um tecido simulando exposições a pequenas quantidades (10 ml) durante apenas 1 minuto. Na exposição a quantidades superiores e durante um período mais longo, poderão penetrar quantidades consideráveis. Para determinar a eficácia de barreira contra um químico específico, consulte os dados de permeação.

Fechar

Os dados de permeação indicam durante quanto tempo é possível utilizar uma peça de vestuário?

Não. Os dados de permeação de acordo com a norma EN369 indicam o tempo necessário para que um químico alcance uma taxa de permeação de 1 µg/cm².min. Mas o tempo de penetração não é suficiente. O tempo de utilização seguro depende também da toxicidade e do comportamento da substância, bem como das condições de exposição e do comportamento do utilizador.

Fechar

Estão disponíveis acessórios integrados como cobre-botas, mangas da 3M?

Sim. O cobre-botas 450 da 3M está agora disponível. As aplicações típicas incluem: manuseamento de amianto, matadouros/agricultura e processamento farmacêutico.

Este produto é um acessório e não se destina à utilização como Equipamento de Protecção Individual (EPI). Deve ser realizada uma avaliação de riscos por um profissional de segurança com formação adequada para garantir a selecção e utilização correcta do Equipamento de Protecção Individual adequado.

Fechar

Protecção Respiratória

O que são APFs e NPFs?

O Factor de Protecção Nominal (NPF - Nominal Protection Factor) de um respirador é o nível de protecção teórico com base em dados de desempenho medidos em laboratório.

Um Factor de Protecção Atribuído (APF - Assigned Protection Factor), conforme descrito em BS4275, é o nível de protecção respiratória que pode ser alcançado em termos realistas no local de trabalho por 95% dos utilizadores com formação e supervisão adequada.

O APF deve ser utilizado ao seleccionar um respirador.

Fechar

O que significa a "marca CE"?

É o símbolo CE impresso no produto/embalagem que informa o mercado de que o produto cumpre os requisitos essenciais das directivas europeias relativas ao EPI. Pode ser descrita como um "passaporte" para vender produtos na União Europeia.

A marca CE não é uma marca de qualidade e não indica o desempenho do produto.

O produto deve cumprir os requisitos de uma Norma Europeia relevante, por ex., EN149:2001 FFP1. Esta marca indica a categoria de desempenho do produto.

Fechar

Uma semi-máscara com filtros de partículas fornece um APF superior ao de uma máscara descartável de especificação semelhante?

Puramente com base no factor de protecção, e sem tomar em consideração outros factores como a aceitabilidade pelos utilizadores e a eficiência de custos, não existe diferença em APF entre as máscaras respiratórias anti-partículas descartáveis e uma semi-máscara equipada com filtros da mesma especificação.

Existe diferença entre o APF associado à utilização do mesmo filtro numa semi-máscara e numa máscara de rosto completo, por ex., filtros P3 numa semi-máscara oferecem um APF de 20, mas quando os mesmos filtros são instalados numa máscara de rosto completo, o APF é 40.

Fechar

Quanto tempo dura uma máscara descartável?

As máscaras respiratórias anti-partículas descartáveis, testadas de acordo com a norma EN149:2001, são aprovadas para utilização num único turno. O seu tempo de utilização efectivo depende de uma série de factores:

  • Nível de contaminação
  • Velocidade de respiração
  • Calor
  • Humidade
  • Factores de higiene

Estes factores podem variar em função do local de trabalho. Por exemplo: um operador que trabalha num ambiente muito quente e poeirento pode decidir trocar de respirador no final da manhã, em vez de utilizar o mesmo todo o dia.

Fechar

Quanto tempo duram os filtros de gás/vapores?

A esperança de vida de um filtro varia em função do trabalho e é influenciada por uma série de factores, incluindo o tempo de exposição e a localização do trabalho. Desde que o perigo tenha boas propriedades de aviso, ou seja, odor ou sabor a um nível inferior a WEL - a publicação HSG53 do HSE oferece orientação adicional para os utilizadores - um filtro pode ser utilizado até que ocorra a penetração, contudo, não se deve confiar rotineiramente nisto.

Fechar

O MDF (Medium Density Fibreboard) liberta Formaldeído quando é cortado ou fresado?

O Health and Safety Executive (HSE) concluiu que o trabalho mecânico com MDF não é mais nem menos perigoso do que o trabalho com outras formas de madeira. Resumindo, o formaldeído não é considerado um problema.

O HSE sugeriu anteriormente que um respirador FFP2 poderia ser avaliado para cortar e fresar MDF em oficinas ventiladas, por ex., Respiradores 8822/9322 da 3M. Em alternativa, pode experimentar os Respiradores de Ar Motorizado e Ar Assistido 3M™ , que possuem a vantagem adicional de fornecer protecção ocular e protecção para a cabeça, consoante o modelo escolhido.

Fechar

Que respirador utilizar para protecção contra escape de veículos?

Não existe nenhuma resposta simples a esta questão, dado que normalmente existirão óxidos de carbono e azoto na mistura de gases de escape que não podem ser filtrados.

A única forma de proteger contra todos os contaminantes no escape dos veículos será um sistema de ar assistido ou um aparelho de respiração independente (SCBA). Esta solução muitas vezes não é praticável, portanto, é necessário encontrar uma solução de compromisso. Uma opção é uma Semi-Máscara 3M™ equipada com um Filtro 2128 3M™. Estes filtros filtram as partículas finas e oferecem alívio dos níveis incómodos de gás ácido e vapores orgânicos no escape.

Fechar

É possível utilizar filtros de vapores orgânicos com compostos baseados em isocianato?

Os níveis nos quais o isocianato pode ser detectado através do odor ou do sabor são consideravelmente superiores aos do Limite de Exposição no Local de Trabalho (WEL - Workplace Exposure Limit) definido pelo HSE. Não haveria nenhuma indicação em termos de odor/sabor de que ocorrera uma "penetração" até um nível de exposição superior ao WEL.

Uma vez que os isocianatos são um potencial asmagénico ocupacional, a solução segura e a recomendação do HSE é a utilização de um sistema de ar assistido que forneça ar de qualidade respirável ao utilizador, em vez de filtrar contaminantes transportados pelo ar. Os Sistemas de Ar Assistido 3M™ Visionair, 3M™ Flowstream ou 3M™ S-200 podem ser considerados para este tipo de aplicação.

Fechar

Qual o respirador necessário ao pintar?

Existem tantos tipos de tinta diferentes de utilização comum que é muito difícil sugerir um produto para tudo.

Os principais problemas são os vapores dos transportadores de solventes orgânicos e as partículas sob a forma de pigmentos e névoa de pulverização. Na maioria dos casos, a tinta aplicada com pincel ou rolo é menos perigosa do que a pulverização, dado que ficará suspensa no ar uma quantidade menor de pigmentos e vapores. Sugerimos as seguintes selecções de filtros para os grupos de aplicação de tinta mais comuns:

  • Tinta em pó – filtros de partículas ou ar assistido, consoante os níveis de contaminante.
  • De base aquosa – filtros de partículas frequentemente em combinação com protecção contra vapor orgânico de nível incómodo quando estão presentes baixos níveis de solventes.
  • Baseada em solvente com boas propriedades de aviso – filtros de vapores orgânicos e partículas.
  • Baseada em isocianato de dois componentes – um mínimo de um visor de ar assistido.

Fechar

Generalidades

Recebi instruções para consultar a "MSDS" para obter mais informações. O que é e onde posso obter uma?

A Folha de Dados de Segurança do Material ou MSDS (Material Safety Data Sheet) é um documento publicado pelo fabricante/processador de uma substância que inclui informações sobre a sua utilização e manuseamento.
Isso pode incluir os efeitos toxicológicos, o nível de inflamabilidade e uma lista dos componentes. Os fabricantes são obrigados a fornecer uma MSDS.

Fechar

Quando se deve efectuar uma avaliação de riscos?

A resposta simples a esta questão é que deve efectuar uma avaliação quando suspeitar que existe um risco.
A avaliação terá de ser dos riscos criados pelo trabalho, não pelas substâncias. É um erro pensar que uma avaliação de riscos tem de consistir apenas num conjunto de folhas de dados de saúde e segurança dos fabricantes. Isto é frequentemente causado pela incapacidade de compreender a diferença entre um perigo e um risco.

Perigo - O potencial para causar ferimento.

Risco - A probabilidade de que o ferimento ocorra na prática.

Uma boa analogia é uma garrafa de lixívia de uso doméstico. O perigo é a própria lixívia, mas existe pouco risco quando a garrafa está num armário, mas esse risco aumenta se a garrafa for deixada sem tampa na extremidade de uma superfície de trabalho.

Existe muita legislação relativa à avaliação de riscos, incluindo:

Secção 2. Lei sobre Saúde e Segurança no Trabalho de 1974, Deveres Gerais dos Empregadores. Os empregadores têm de garantir, na medida do razoável em termos práticos, a saúde, segurança e bem-estar de todos os seus empregados. Isto não significa implicitamente que tenha de realizar uma avaliação de riscos, mas seria difícil cumprir o regulamento se ter avaliado os riscos.

Regulamento 3. Lei sobre Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho de 1992. Um conjunto mais explícito de regulamentos que exigem que sejam realizadas avaliações de risco.

Regulamento 6. Controlo de Substâncias Perigosas para Regulamentos de Saúde (COSHH). Um empregador não deverá efectuar qualquer trabalho que seja responsável por expor os trabalhadores a quaisquer substâncias perigosas, a menos que tenha realizado uma avaliação adequada e suficiente dos riscos criados por esse trabalho para a saúde desses trabalhadores e dos passos necessários a tomar para cumprir os requisitos destes Regulamentos.

Fechar

Como ocorre a "Deficiência de Oxigénio"?

A Deficiência de Oxigénio ocorre quando a percentagem de oxigénio no ar desce abaixo de 19,5% (uma definição da 3M). Pode ser causada por reacção química, fogo ou quando outros químicos deslocam o oxigénio do ar. Normalmente, ocorre em espaços fechados onde a ventilação é fraca.

Fechar

O que significa "IDLH"?

É a concentração considerada de Perigo Imediato para a Vida ou a Saúde (IDLH - Immediately Dangerous to Life or Health) conforme definido pelo NIOSH (nos EUA). A concentração IDLH é definida como a que "representa uma ameaça de exposição a contaminantes transportados pelo ar quando essa exposição tem probabilidade de causar morte ou efeitos de saúde adversos permanentes retardados ou impedir a fuga desse ambiente".

O valor IDLH representa a concentração perigosa máxima da qual um trabalhador escaparia em 30 minutos sem sintomas que prejudicassem a fuga ou quaisquer efeitos de saúde irreversíveis.

Fechar

Siga-nos ícone de Youtube

Onde Comprar

Saiba Onde Comprar Produtos de Segurança EPI da 3M.
 

Precisa de Ajuda?

Se tiver questões ou pretender mais informações, Contacte-nos.