Ir à página principal de entrada Ir à página principal do negócio Ir à página principal do producto All 3M.com Site Map

A Importância do Conforto


O Conforto é um factor chave que tem influência na protecção que oferece o equipamento de protecção respiratória.

Deve escolher o equipamento de protecção respiratória mais adequado para o seu rendimento de trabalho e os riscos relacionados com este, e deve também assegurar-se de que fica perfeitamente ajustado e cómodo.

É fundamental que utilize o seu protector respiratório durante todo o tempo que estiver exposto ao risco. A sua não utilização durante tempos curtos pode-se traduzir numa redução considerável do nível de protecção.

É responsabilidade dos fabricantes garantir que os equipamentos de protecção respiratória sejam suficientemente cómodos  para serem utilizados durante toda um dia de trabalho.

Tem que estar seguro de que o seu protector respiratório fica perfeitamente ajustado e cómodo.

Para além disso, asegure-se de que o equipamento de protecção respiratória cumpre as normas europeias correspondentes, tem marcação CE e é o adequado para as substâncias e o nível de contaminação a que está exposto.

Melhoria do Conforto

O Conforto define-se como uma combinação de factores que são específicos para cada indivíduo. Estes factores incluem:

  • Facilidade na respiração
  • Acumulação de calor e humidade

Demasiado espaço livre dentro do seu protector respiratório reterá o ar exalado, provocando uma acumulação de calor. Uma válvula de exalação eficaz permitirá a expulsão deste ar quente.

  • Evite uma pressão excessiva

As pontas do respirador têm que ser flexíveis, e a forma e o tamanho da meia máscara devería cobrir o nariz, a boca e a barba sem exercer pressão em nenhum ponto.

As bandas devem ter o comprimento adequado, ser o suficientemente largas e estar colocadas na posição correcta para proporcionar um bom ajuste sem exercer demasiada pressão.

  • O material que está em contacto com a pele deve ser suave e agradável ao tacto para evitar irritações o ardores.
  • Um peso excessivo aumentará o cansaço e torna necessário um maior pressão das bandas elásticas sobre a cabeça para manter um bom ajuste.
  • Se o protector respiratório for demasiado grande ou volumoso, poderia interferir no campo de visão do utilizador.

Selecção do protector respiratório

É importante que participe na selecção do seu protector respiratório para asegurar-se de que se ajusta às suas necessidades e aos requisitos do seu ambiente de trabalho.

Existem muitos tipos de respiradores que podem parecer iguais mas, existem importantes diferenças nos materiais utilizados, o fabrico, a tecnologia de desenho e a duração.

As condições do lugar de trabalho, como sendo a temperatura, humidade e o tipo de actividade, também afectam a comodidade do utilizador e a importância que têm as distintas características dos equipamentos de protecção respiratória que existe no mercado.

  • Um equipamento de protecção respiratória deve permitir comunicar com liberdade com os outros companheiros e ser compatível com o resto dos seus equipamentos de segurança.
  • É fundamental conseguir um bom ajuste.
  • Um protector respiratório com um mal ajuste pode tornar-se mais cómodo, mas é quase como não o estivesse a utilizar.

Escolha um equipamento de protecção respiratória que lhe ofereça o nível adequado de comodidade e de protecção, e assegure-se de que fica perfeitamente ajustado.