Ir à página principal de entrada Ir à página principal do negócio Ir à página principal do producto All 3M.com Site Map

Identificar Riscos: Alergias Respiratórias

As Alérgenos Respiratorios podem causar Asma Ocupacional.












A inalação de alérgenos respiratórios (Asmagénicos), pode causar uma reacção alérgica irreversível no sistema respiratório. Uma vez que um individuo é alérgico, provavelmente irá desenvolver sintomas inclusivamente quando está exposto às concentrações mais baixas do Asmagénico. Estes sintomas incluem:

  • Sintomas similares aos da asma (p. ex., dificuldade respiratória).
  • Rinitis (nariz e olhos chorosos).
  • Conjuntivite.

Uma pessoa pode fazer alérgia a um Asmagénico depois de vários meses, ou inclusivamente depois de anos anos de ter estado exposto. Uma vez que a pessoa é alérgica, pode desenvolver sintomas imediatamente ou depois de umas horas. Quando os sintomas se atrasam, são normalmente mais graves depois do trabalho ou durante a noite, e a pessoa que tem os sintomas pode não os relacionar com o seu trabalho.

  • No UK, os Asmagénicos estão definidos em EH40/99: Limites de Exposição Ocupacional 1999 com uma anotação 'Aler'

Na UK, os Regulamentos para o Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde de 1999 (COSHH, Regulamento 11, 2(b)), exigem aos empresários encargar uma Vigilância de Saúde para empregados expostos a Asmágenicos. De acordo com   o Regulamento 7 das Regulamentos para o Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde (COSHH), aos empresários também se exige prevenir ou controlar a exposição a Asmágenicos com outras medidas distintas aos Equipamentos de Protecção Individual (EPI). Naqueles casos em que isto não seja possível, tem de se considerar os EPI 'adequados', incluindo os Equipamentos de Protecção Respiratória (EPR).


Voltar a: Identificar Riscos