Ir à página principal de entrada Ir à página principal do negócio Ir à página principal do producto All 3M.com Site Map

Protecção Respiratória














AX: Filtro de uso recomendado para vapores orgânicos de substâncias que apresentam baixo ponto de ebulição (pontos de ebulição inferiores a 65ºC).

Deficiência de oxigénio: Situação em que a percentagem de oxígénio no ar é inferior a 19.5% (definição 3M). Esta situação pode dar-se como consequência de uma reacção química, fogo ou em presença de outras substâncias que deslocam o oxigénio do ar.

Efeito Auditivo: Diz-se que duas ou mais  substâncias têm efeitos auditivos quando actuam sobre o mesmo orgão ou pelo mesmo mecanismo, de forma que seus os efeitos individuais se vêm reforçados.

Equipamentos Motorizados: Um motoventilador impulsa o ar contaminado através do filtro e proporciona ao utilizador uma corrente de ar limpo. Precisa um bom ajuste facial do respirador para impedir que os contaminantes atravessem o filtro.

Equipamentos de Ar Assistido: Equipamentos que fornecem ao utilizador um fluxo contínuo de ar de qualidade respirável.

Factor de Protecção Assinado FPA): Nivel de protecção de um respirador tendo em conta as condições do local de trabalho.

Factor de Protecção Nominal (FPN): Nível teórico de protecção de um respirador baseado em resultados de laboratório. Calcula-se dividindo entre 100 o valor da Fuga Total até ao Interior./span>

Gases: Substâncias similares ao ar em quanto a sua capacidade para difundir-se e distribuir-se livremente no recipiente que os contem ou numa zona. Alguns exemplos: oxígénio, dióxido de carbono, nitrogénio, hélio, etc…

Fumo: Mistura de gases e partículas. Aparece como consequência de um fogo ou de outra fonte calorífica muito energética.

Fumos metálicos: Partículas sólidas que surgem quando um material sólido se evapora e ao arrefecer condensa. Por exemplo, os vapores metálicos arrefecem e condensam em partículas extremamente pequenas, geralmente de tamanho de partículas menores de 1 μm diâmetro. Os fumos metálicos podem aparecer em operações como a soldadura, fundições, etc..

IDLH (Inmediately Dangerous to Life or Health): Esta é a concentração considerada “imediatamente perigosa para a vida ou saúde” definida pelo NIOSH. A concentração IDLH  define-se como “aquela que supõe um risco de exposição ao contaminante no ar tal, que a exposição poderia causar a morte ou efeitos imediatos ou, com o tempo, adversos para a saúde”.

MSDS (Material Safety Data Sheet)-Ficha de Dados de Segurança:
Documento que o fabricante ou o transformador elabora de uma substância que inclui informação acerca da sua utilização e manipulação. Inclui efeitos toxicológicos, nível de inflamabilidade e de decomposição do produto. Os fabricantes estão obrigados por lei a fornecer o MSDS ao cliente que o solicite.

Névoas: Pequenas gotas que ficam em suspensão em operações de atomização ou pulverização de um líquido. Em certas ocasiões referimo-nos a névoas como “aerosois”.

Nivel máximo de uso: é a concentração máxima do contaminante no ar frente ao qual se pode utilizar a máscara. Este valor expressa-se geralmente como um múltiplo da concentração aceitável no local de trabalho ou do Valor Límite Umbral.

Partículas: Grupo em que frequentemente se incluem poeiras, névoas e fumos.

Poeiras: Partículas sólidas, em suspensão no ar, precedentes de materiais cobertos de póe originadas ao se dividirem em fragmentos, moerem,ou se pulverizarem materiais sólidos.

Poeira respirável: Fracção de material em suspensão capaz de penetrar até à região do pulmão onde tem lugar o intercâmbio gasoso. Segundo a norma EN 481:1993, são as partículas de diâmetro menor de 15 μm.

Respiradores de pressão negativa: O utilizador, ao inalar, faz passar o ar através do filtro. O respirador deve ter um bom ajuste facial para evitar que os contaminantes passem através do filtro.

Tipo e classe:Símbolo que designa o tipo de equipamento e o nível de protecção que oferece. Por exemplo: FFP2- máscara autofiltrante de classe 2 para partículas, onde a classe 2 indica a eficácia da máscara.

TLV (Valor Limite Umbral): Representa a concentração de uma substância em suspensão no ar debaixo da qual se supõe que quase todos os trabalhadores podem-se expor repetidamente todos os dias sem sofrer efeitos adversos para a saúde. Existem três categorias de TLVs:

TLV-TWA: Valor Limite Umbral-Média Ponderada no Tempo (turno de trabalho de 8h).

TLV-STEL: Valor Limite Umbral-Limite de Exposição de Curta Duração (exposição de 15 min).

TLV-C: Valor Limite Umbral-Techo.

No caso de partículas, mede-se em miligramas por metro cúbico (mg/m3); para gases e vapores expressa-se em ppm. Em Espanha utilizam-se habitualmente os valores VLA (Valores Límite Ambientais).

Umbral Olfativo:Concentração no ar de uma substância que pode detectar-se pela cor ou sabor.

Válvula de Alta Ventilação (VAV): Válvula patentada que oferece uma baixa resistência à respiração e permite que o ar exalado escape da máscara, evitando assim a acumulação de calor no interior.

Válvula de exalação: Válvula patentada pela 3M. É uma válvula que apresenta baixa resistência  à respiração e que permite que o ar exalado saia do respirador.

Vapores: Estado gasoso de  substâncias cujo estado a temperatura ambiente é sólido ou líquido. Os vapores formam-se quando os sólidos ou os líquidos se evaporam. O petróleo é um exemplo de líquido que se evapora com facilidade, produzindo vapor de petróleo. Outros exemplos são os dissolventes para pinturas ou os desengordurantes.


Voltar a: Glossário