Ir à página principal de entrada Ir à página principal do negócio Ir à página principal do producto All 3M.com Site Map

Perguntas Técnicas & Respostas

Os nossos peritos respondem às perguntas mais frequentes.


P: Depois da rectificação da pintura, e mesmo depois de polimento e aplicação do verniz, as marcas de lixagem reaparecem no dia seguinte. Por que razão?

R: É provável que os riscos da lixa não tenham sido completamente eliminados. Isto pode verificar-se aplicando o produto 08631 (Limpeza de Vidros) da 3M™ com um pano Scotch-Brite de alta performance. Limpe e examine bem as áreas polidas, pois este produto pode revelar riscos que tenham sido disfarçados com os óleos dos materiais de polimento.

P: Por que razão ficam resíduos de adesivo nas frestas depois de retirar a fita de mascarar “Cordão de Espuma”?

R: Para obter melhores resultados e retirar o cordão sem deixar resíduos, levante uma ponta e depois estique a esponja. Desta forma consegue-se descolar o adesivo do painel sem deixar resíduos.

P: Por que razão alguns discos abrasivos se quebram nos bordos causando perda de mineral e reduzindo a vida útil do disco?

R: Este tipo de problema ocorre quando o prato ou suporte do disco não está em boas condições, principalmente nas beiras, onde tem tendência a sofrer mais desgaste. Para evitar este problema é necessário usar sempre pratos ou suportes de boa qualidade que ofereçam a durabilidade requerida. Para uso eficaz, deve-se verificar o estado dos pratos ou suportes a intervalos regulares para poder manter sempre os discos bem apoiados.

P: Por que motivo as esponjas abrasivas 3M™, principalmente a Superfina (03810) se empapa muito rapidamente resultando em menor durabilidade?

R: Ao preparar massas ou primários, por vezes é necessário continuar o trabalho antes da secagem completa do produto. Nestes casos, os abrasivos empapam. A durabilidade das esponjas pode aumentar se lhe limparmos a superfície com a folha Cinzenta Scotch-Brite.

P: Podem-se usar os discos Clean & Strip com máquinas rebarbadoras de alta velocidade para tinta?

R: É importante verificar a Velocidade Máxima Operacional (MOS) de todos os produtos usados em diferentes máquinas para ver se a velocidade da máquina (rpm) é similar ao MOS do produto, permitindo assim trabalhar com segurança. Devido à variedade de diâmetros dos produtos Clean & Strip, é importante que se obedeça às velocidades estipuladas. As máquinas rebarbadoras para tinta, em geral têm uma velocidade máxima de 18000 – 20000 rpm, o que excede a MOS dos discos Clean & Strip e portanto não são apropriadas.

P: Os tipos mais grossos de fitas abrasivas como o P36, podem ajudar a acelerar o processo de desgaste se forem usados com máquina?

R: Para obter melhores resultados, um nível de corte mais rápido e maior durabilidade, recomenda-se o uso de fitas P60 ou P80 para a maior parte de aplicações no ramo automóvel.

P: É possível escovar vedantes PU (poliuretano) para recrear a aparência original?

R: Os vedantes PU podem ser escovados com uma escova rija para obter uma aparência similar à original.

P: Há recomendações ou conselhos para o processo de lixagem que possam ajudar a identificar defeitos durante a preparação para evitar depois ter que repetir o trabalho?

R: Deve usar uma guia tipo a Guia de Lixagem 09560 da 3M™, sempre que precisar de lixar massa ou primários. É rápida e fácil de usar e permite verificar se a área foi completamente lixada sem remover mais massa ou primário do que seria necessário. Também ressalta linhas de estilo e permite alcançar o formato correcto.
Consumables

Se os produtos consumíveis totalizam menos de 5% dos custos ...

... não deveríamos concentrar-nos na redução dos custos de mão-de-obra?

O custo da mão-de-obra equivale a metade do custo total das reparações.
Então faz sentido usar os produtos 3M que permitem economizar tempo nas reparações.